Por que ele joga videogame mas não faz o dever?

Por que uma criança ou adolescente com TDAH consegue ficar horas focado no videogame, mas se dispersa facilmente na hora de estudar ou de fazer o dever de casa?


Muitos pais com filhos diagnosticados com TDAH já se fizeram esta pergunta, que foi respondida de forma brilhante por Russel Barkle, professor de Psiquiatria Clínica da Medical University of South Carolina  e professor pesquisador da State University of New York Upstate Medical University em Syracuse. 

De acordo com ele, realmente parece paradoxal que uma criança ou adolescente mantenha o foco quando joga videogame e se disperse facilmente durante as tarefas escolares. No entanto, este comportamento visto como falta de disciplina ou desobediência, não representa um ato intencional da criança e ocorre porque o TDAH afeta a região do cérebro responsável, dentre outras, pela automotivação.  

A automotivação é a capacidade de motivar a si mesmo para conseguir executar as atividades necessárias para concluir uma meta, sem a necessidade de estímulos externos, principalmente metas que oferecem recompensa a longo prazo, como é o caso das tarefas escolares. A ausência de automotivação faz com que crianças e adolescentes com TDAH não consigam terminar as tarefas escolares,  pois sua persistência desmorona, elas se cansam, ficam desmotivadas e perdem o foco. Por outro lado, conseguem passar horas jogando videogame porque a ausência de automotivação é superada por estímulos externos, através de recompensas imediatas como mudanças de fases, ganho de moedas, evolução do personagem e outros.

Os pais precisam ter em mente que os filhos com TDAH, sozinhos, não conseguem a força de vontade necessária para executar as atividades escolares. Uma solução é criar estímulos artificiais, através de recompensas imediatas como "faça o dever que em seguida vamos assistir um filme juntos" "terminando o dever você pode usar o celular" e outros. 

A chave do sucesso dos nossos filhos com TDAH é o amor, a paciência e a persistência.