No Brasil, muitos
educadores menosprezam a memorização do fatos fundamentais, adição e subtração –
multiplicação e divisão. No entanto, nos Estados Unidos e na maioria dos países
europeus decorar a tabuada é considerado um requisito aritmético fundamental.
O Dr. Vitor Haase,
coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG, um
dos maiores pesquisadores na área de neuropsicologia e cognição matemática, destaca
que entender os fatos aritméticos é importante, mas entender sem decorar não ajuda
muito. Ele diz “A tabuada é a pedra fundamental da aritmética. Não tem como ir
adiante na matemática sem decorar a tabuada” e ainda “A relação entre
compreender e decorar não deve ser de oposição, mas de complementaridade”.
Quando o aluno não
memoriza/automatiza os fatos fundamentais, durante a sua vida escolar, em
vários momentos, perderá tempo contanto nos dedos ou construindo mentalmente a
tabuada. Desse modo, aumenta os números de informações que seu cérebro precisa
processar, sobrecarrega a memória de trabalho, desvia a atenção dos novos
conteúdos como frações, raiz quadrada, funções e outros. Neste processo, muitas vezes, o
aluno se perde e não consegue fazer a conta e tampouco absorver o novo conteúdo.Este argumento é válido para todos os estudantes, mas deve ser considerado fundamental principalmente para estudantes com transtornos de aprendizagem que afetam a memória de trabalho.
DICAS PARA DECORAR OS FATOS FUNDAMENTAIS
A criança deve aprender
ao mesmo tempo a operação reversa, bem como as propriedades comutativas da multiplicação
e adição.
TRIÂNGULO
Para facilitar o entendimento é interessante apresentar para criança os fatos na forma do triângulo a seguir.
Para facilitar o entendimento é interessante apresentar para criança os fatos na forma do triângulo a seguir.
Esta forma de apresentação pode ser criada com números de plásticos, encontrados em qualquer papelaria, números imantados para colocação em uma superfície triangular, ou mesmo no desenho de um triângulo feito com pincel marcador na porta da geladeira.
36 é o número de fatos que a criança precisa decorar para automatizar a tabuada de multiplicação e divisão, levando em consideração que não é necessário decorar os fatos do 1 e do 10 e as propriedade comutativa e a operação reversa. Veja abaixo:
A dica do triângulo também pode ser utilizada para automatizar os fatos de adição e subtração. Vale sugerir que a criança decore primeiro a adição de números iguais 2 + 2, 3 + 3 ... bem como as adições com total 10 tais como 2 + 8, 3 + 7 ...
Na adição apresentar a ideia 3 + 7 = 10 então ao acrescentar 1(um) 4 + 7 ou 3 + 8 o total será 11... Estas dicas parecem bobas mas auxiliam na automatização mais rápida.
Flashcards
Os flashcards são muito utilizados pelos estudantes dos Estados Unidos e Europa, mas pouco usados aqui no Brasil. Consistem em cartões com uma pergunta de um lado e a resposta no verso, o ideal e utilizar pequenas fichas com papel de maior gramatura, para não visualizar a sombra da resposta no verso. Outra opção é utilizar os aplicativos gratuitos para smartfones ou softwares de computador.
A criança deve decorar cada um dos cartões repetindo em voz alta o fato da seguinte forma "três vezes cinco quinze" "três vezes cinco quinze" .... O adulto pode repetir junto com a criança para motivá-la, mas nunca dizer o fato "três vezes cinco" e a criança dizer somente a resposta "quinze". A automatização se dá quando a criança fixa a frase "três vezes cinco quinze".
A criança não precisa ficar sentada quietinha decorando, ela pode andar pela casa, pular e até mesmo chutar uma bola enquanto decora. O importante é não parar de repetir...
- Decorar toda a tabuada de determinado número com as fichas na ordem.
- Separar as fichas em duas pilhas - acerto e erro - até acertar 100%
- Embaralhar as fichas e estudar os fatos fora da ordem, se houver erros separar as pilhas acerto e erro
- Estudar ordem comutativa com a ficha do lado da resposta. Exemplo fato do 3, olhar para resposta 18 e perguntas "Que número eu multiplico por 3 e dá 18" Então se 3 x 6 = 18, 6 x 3 = 18, se houver erros separar as pilhas acerto e erro
- Estudar a divisão com a ficha do lado da resposta. Exemplo fato do 3, olhar para a resposta 18, e fazer a pergunta "Que número dividido por 18 é igual a 3. Se houver erros separar novamente as pilhas acerto e erro